terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Caixa participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em SP

A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Agência de Notícias da Aids, o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo e com o Programa Estadual de DST/Aids, apoiará a realização de diversos eventos no dia 1º de dezembro de 2009, terça-feira, relacionados ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Na Praça da Sé, haverá um canal direto com a população para falar sobre Aids por meio do auditório público “Falando sobre Aids”. Um palco será montado e a praça será sonorizada. Duas mesas redondas, uma com início às 12h00 e outra às 16h00, receberão especialistas, ativistas, infectologistas para destacar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e responder as dúvidas que a população tem sobre o tema. A apresentadora Maria Lídia e a repórter Neide Duarte mediarão as mesas de discussões.

Outra atividade que vai acontecer para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, será o teste rápido que diagnostica o vírus do HIV. O teste vai estar à disposição, na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, 111, entre 9 da manhã e 16 horas. A mostra de vídeos será aberta para as pessoas que se interessarem por realizar o teste e para os que tiverem curiosidade sobre o tema.



Vídeos exibidos na mostra


1. A vida de Teresa
Tempo: 17 minutos
Vídeo produzido por moradores da Vila dos Idosos, conjunto residencial mantido pela Prefeitura de São Paulo para pessoas com mais de 60 anos. Resultado de parceria entre as Secretarias da Saúde e da Habitação de São Paulo. Os moradores da Vila elaboraram o roteiro e atuaram na trama amorosa do filme cujo mote, "Idade não traz imunidade", foi a base para a construção do projeto.


2. Um Lugar para beijar
Tempo: 29 minutos
A história revela os caminhos da sexualidade masculina pela cidade de São Paulo. A diversidade da vivência da orientação sexual, o mundo gay, as travestis, a ameaça das doenças sexualmente transmissíveis e o preconceito que atravessa todos esses caminhos. O documentário mostra também o trabalho de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids da cidade. Dirigido por Neide Duarte, o vídeo foi premiado como "melhor vídeo nacional" no Festival Guarnicê de 2009, do Maranhão.


3. Spots Informativos sobre Saúde e Prevenção

Tempo: entre 30 e 60 segundos. Ao todo,são 10 spots em vídeo produzidos para serem exibidos nas televisões dos ônibus municipais de São Paulo. Eles trazem informações sobre testagem do HIV, pré-natal como instrumento para evitar sífilis congênita e a transmissão vertical (HIV da mãe para o filho) .Esclarecimentos que auxiliam no Combate à homofobia e preconceito e ainda a localização dos serviços municipais especializados em DST/Aids.



TESTE RÁPIDO

O diagnóstico precoce, associado ao tratamento, é um dos principais fatores para aumentar a vida e a qualidade de vida dos soropositivos. Os dados do Ministério da Saúde de 2008 mostram que cerca de 60% da população brasileira jamais se testou para o HIV.

O serviço será realizado por profissionais de saúde qualificados e treinados. Tanto no pré-teste como no resultado, a pessoa terá um aconselhamento. Nos casos positivos, o paciente terá orientação e acompanhamento. " Nesta segunda edição do evento, reforçamos a importância de levar o tema para ser discutido em praça pública por profissionais da saúde e pessoas vivendo com HIV e Aids levando informações ao público em geral. A realização do Teste Rápido Diagnóstico, em um espaço fora do âmbito da saúde, facilita a ampliação do acesso ao diagnóstico e, caso este seja Positivo , o tratamento precoce, aumentando a chance de uma melhor qualidade de vida", diz Maria Cristina Abbate coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo.

De acordo com o Programa Nacional de DST/Aids, estima-se que dos 600 mil portadores de HIV no Brasil, 400 mil desconheçam sua situação sorológica. Diante deste quadro, o soropositivo não se trata por desconhecer que é portador do vírus e pode colocar a vida de outras pessoas em risco.


SERVIÇO:
Mostra de Vídeo relacionada ao HIV e realização de Teste Rápido
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP)
Data: 1° de dezembro de 2009
Horário: terça-feira, das 9h às 16h

Parcerias
Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo
Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo
Caixa Econômica Federal

Contatos
Agência de Notícias da Aids
Talita Martins/ Maurício Barreira
Fones: (11) 3287-6933 / (11) 3266-2107
www.agenciaaids.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural /SP