sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os 20 mandamentos do Natal eletrônico seguro

Evite ser uma vítima dos fraudadores. A agitação, a correria e a pressa nas compras de Natal podem comprometer sua segurança no uso de meios eletrônicos de pagamento, como cartões e Internet.

Proteger-se contra golpes no uso do cartão e da Internet não é complicado. Os golpes geralmente se baseiam em criar pequenas distrações que desviam a atenção do usuário. A regra é estar atento. Desconfie quando ocorrem circunstâncias diferentes das habituais como solicitação de dados, comandos desconhecidos ou aparecimento de telas no Internet Banking que você nunca viu. Também não acredite em "estórias" que lhe contarem em e-mails, no MSN, no Orkut ou mesmo quando estiver diante do caixa eletrônico. A mensagem estranha recebida no computador provavelmente tentará induzir o usuário a instalar um programa espião. No caixa eletrônico, quando alguém esbarrar em você sem motivo aparente ou se mostrar muito interessado em ajudá-lo, provavelmente estará procurando conquistar sua confiança para que você deixe seu senso crítico de lado e caia num golpe. O uso da Internet para transações financeiras em locais públicos como Cybercafés aumenta a exposição aos golpes, pois você não sabe se o Ambiente é seguro, o que está instalado no computador ou se suas operações podem ser monitoradas.

Antes de passar o cartão ou dar o primeiro clique no carrinho de compras virtual dos sites de compra pela Internet, lembre-se das regras básicas de segurança. Muitas delas são medidas simples, mas eficazes para transações seguras.



A Febraban - Federação Brasileira de Bancos lista os 20 mandamentos da segurança nas compras eletrônicas:


1. Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca do cartão, sem que você perceba;

2. Não deixe seu cartão sem assinatura;

3. Muita atenção na hora de digitar sua senha nos pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando sua senha é, mesmo, o destinado à senha. Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha. Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e alegarem que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que a mesma e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas. Ao receber de volta o cartão verifique se é efetivamente o seu;

4. Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;

5. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do banco emissor, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima;

6. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA" e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem aceite usar celular emprestado, nem digite senha alguma na máquina ou qualquer aparelho mesmo que seja celular;

7. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;

8. Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra;

9. Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem deixá-los a mostra. Assim, você evita riscos desnecessários;

10. Em viagem não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas;

11. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações

12. Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular, etc.) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas;

13. Atenção com e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como "Você está sendo traído"; "Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)"; "Confira: fotos picantes". Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo;

14. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados e utilize um firewall;

15. Evitar acessar sua conta por meio de sites de bancos (Internet-banking) se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo que são compartilhados com outras pessoas;

16. Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na Internet;

17. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens;

18. Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança;

19. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco;


20. Os bancos nunca ligam para o cliente para solicitar senhas, nem pedem que digite todos os dados usados para autenticação de uma só vez. Em caso de desconfiança ou de estranhar o formato da tela ou algum pedido por telefone, o usuário deve entrar em contato, imediatamente, com o banco e expor claramente a sua suspeita.

Fonte: FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos