A Honda é uma das quatro patrocinadoras da COP-15 (15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), promovida em Copenhague, Dinamarca, desde a última segunda-feira (7) até 18 de dezembro. O anúncio surge depois que a Honda atendeu com sucesso a uma série de rigorosos requisitos ambientais estabelecidos pelo Ministério Dinamarquês dos Negócios Estrangeiros.
Por conta do patrocínio, a Honda fornecerá uma frota de carros ecológicos Honda Insight, de tecnologia híbrida (gasolina e eletricidade), por duas semanas. Os veículos serão utilizados no transporte de delegados, VIPs e jornalistas locais, na área em torno da conferência. Informações sobre o FCX Clarity, modelo da Honda movido a célula de combustível, também estarão disponíveis no folheto COP-15/Driving the Future.
Svend Olling, chefe do Departamento de Estado do Ministério Dinamarquês dos Negócios Estrangeiros, afirmou que o patrocínio não só permite menos emissões de poluentes para a conferência como também demonstra a tecnologia que hoje já pode nos ajudar a reduzir as emissões de CO2 no setor dos transportes.
Yuishi Fukuda, presidente da Honda Nordic A.B., acrescentou que a Honda tem orgulho de ter sido aceita pelo Ministério como patrocinadora oficial da COP-15: “Os veículos em exposição vão demonstrar o compromisso da Honda em fabricar produtos com o melhor desempenho ambiental possível ".
Em 2006, a empresa se tornou a primeira fabricante de automóveis do mundo a anunciar globalmente suas metas de redução de CO2 por unidade para seus produtos e atividades de produção.
Compromisso com o desenvolvimento de veículos de baixas emissões
Como seu compromisso mundial, desde a fundação da empresa, a Honda sempre focou o desenvolvimento de produtos amigáveis ao meio Ambiente . Com a introdução do motor CVCC, em 1972, se tornou o primeiro fabricante do mundo a cumprir rigorosas normas de emissões sem a utilização de um conversor catalítico.
Para enfrentar o problema do aquecimento global, a Honda tem trabalhado para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos por meio da melhoria da eficiência de combustível de seus motores convencionais, da introdução de uma classe mundial de veículos movidos a gás natural, de veículos bicombustíveis no Brasil, de motores a diesel altamente eficientes para a Europa e do desenvolvimento de veículos híbridos e movidos a células de combustível.
Sobre o novo Honda Insight
O novo Honda Insight alcança excelente economia de combustível (4,4l/100km) e baixo nível de emissões de CO2 (101g/km) por um preço acessível, com o objetivo de popularizar o modelo movido a gasolina e eletricidade
O Insight também incorpora um sistema que incentiva o motorista a conseguir reduzir as emissões e o Consumo de combustível a cada dia. A Honda reconhece que as tecnologias atualmente híbridas são o caminho mais realista para a redução de CO2. Por ter um motor elétrico trabalhando em conjunto com um a gasolina, em última instância, as emissões são reduzidas e é obtida maior economia de combustível.
Sobre o FCX Clarity
O FCX Clarity foi concebido a partir do zero como um veículo movido a célula de combustível. Ele é alimentado pela altamente compacta, eficiente e poderosa pilha de células de combustível Honda V-Flow. O modelo oferece design superior, ótimo desempenho e responsabilidade ambiental.
No coração do FCX Clarity há uma pilha de combustível - dispositivo que usa uma reação eletroquímica entre o hidrogênio (H2) e o oxigênio (O2) para converter energia química em elétrica, a fim de alimentar um motor que impulsiona as rodas dianteiras do carro. Isso gera eletricidade e água, simultaneamente, sem a emissão de CO2 ou outros componentes nocivos.
Em 2002, a Honda se tornou a primeira montadora do mundo a colocar na estrada um veículo movido a célula de combustível, com seus clientes regulares. O FCX Clarity foi entregue a usuários nos Estados Unidos e no Japão.
Sobre a COP-15
Em 1990, a Assembléia Geral da ONU decidiu começar a trabalhar em uma convenção de mudanças climáticas. Isso levou os 154 países signatários da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima à Convenção no Rio de Janeiro, em 1992.
Desde então, 192 países, incluindo os EUA, ratificaram a convenção, que tem como objetivo principal estabilizar a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera a um nível que impeça o perigo ao homem.
A convenção é administrada pela Secretaria de Alteração Climáticas da ONU, em Bona, Alemanha. As tarefas da secretaria incluem o acompanhamento do desenvolvimento dos países com relação à queda nas emissões de CO2 e a manutenção da adesão ao Protocolo de Quioto.
Fonte: Linkpress Assessoria e Comunicação