terça-feira, 8 de dezembro de 2009

C&A inaugura sua primeira Loja Ecológica no Brasil

Loja verde", que será aberta em Porto Alegre (RS) no dia 8 de dezembro, é a segunda da rede varejista no mundo

A C&A inova mais uma vez e inaugura a sua primeira loja ecologicamente sustentável no Brasil, no próximo dia 8 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Trata-se da segunda unidade "verde" da empresa no mundo. A primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha. O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de Sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o Consumo de água, de energia e, consequentemente, de emissão de C0².

A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de Sustentabilidade ao cliente. A loja Eco da C&A localiza-se à Rua dos Andradas, 1620, no Centro - Porto Alegre (RS).

Uma das atrações da nova loja é o "Espaço Cliente", um local exclusivo de informações sobre Sustentabilidade e com coleções sustentáveis da C&A, como camisetas de algodão orgânico, sacolas retornáveis, chinelos de pneu reciclado e camisetas de malha feitas com garrafas pet recicladas. O local ainda contará com coletor de lixo eletrônico, como celulares, pilhas e baterias; painéis com ações de Sustentabilidade da C&A e monitores especialmente treinados para dar informações sobre o assunto.

Outra novidade é o telhado verde na cobertura, com 640 m², que estará finalizado em fevereiro do ano que vem. Além de promover a biodiversidade, o isolamento térmico acarretará a redução do calor e do frio no interior da loja e, conseqüentemente, a menor necessidade do uso do ar condicionado. A vantagem de se criar esse Ambiente agradável aos funcionários é a melhor absorção da água da chuva, evitando-se sobrecarregar as redes pluviais. A intenção futura é organizar visitas públicas, principalmente para escolas públicas, para incentivar a educação ambiental.



Outras iniciativas diminuem os impactos ambientais gerados pela reforma e no funcionamento da unidade. São elas:

iluminação inteligente, com lâmpadas econômicas e sensores de presença nas escadas;
paredes claras as quais melhoram as condições térmicas, reduzindo o uso de ar condicionado;
uso de painéis solares, instalados na cobertura, para o aquecimento da água dos chuveiros;
gerenciamento remoto de demanda que controla o uso do ar condicionado conforme a temperatura e o número de usuários na loja;
troca dos motores das escadas rolantes
substituição de grande parte dos equipamentos eletrônicos por modelos de baixo Consumo , com selo norte-americano EnergyStar;
chuveiros e torneiras de baixa vazão;
mictório a seco (sem água);
sistema de irrigação eficiente, com 50% de aproveitamento de águas pluviais para irrigação do telhado verde, eliminando o uso de água potável;
uso de tintas com quantidade mínima de substâncias nocivas à saúde.

As medidas visam, também, baixar o Consumo de água entre 30% e 40%, em dois anos, e em 20% o de energia.



Demais ações, que serão finalizadas até fevereiro de 2010, são:

Reciclagem - Metais, plásticos, papel, papelão, vidro e resíduos orgânicos serão separados na loja em local específico e direcionados à coleta seletiva ou às cooperativas de Reciclagem . Os resíduos durante a construção da loja também seguiram para a Reciclagem ;

Bicicletário - Espaço para 5% dos ocupantes do prédio (em horário de pico) para guardar bicicletas, além de mapa com a localização dos pontos próximos de ônibus.

Ações constantes

A preocupação com o meio Ambiente é uma constante no cotidiano da empresa. A C&A implementou coleta seletiva e a utilização de dosadores de água e de energia em toda a empresa. As lojas de todo o país usam sacolas oxibiodegradáveis, em substituição às de plástico, e adotaram o papel reciclado nas embalagens de presentes e em todo material de papelaria usado na empresa.

A C&A também adotou o uso de biodiesel em 100% da sua frota, como forma de reduzir a emissão de poluentes dos caminhões movidos a diesel. Além disso, desde 2008, realiza o controle de qualidade da fumaça emitida pelos caminhões que utiliza. Os veículos aprovados recebem um 'Selo Verde", criado pela C&A.



Sobre a C&A

Líder do mercado varejista de moda brasileiro e há 33 anos no país, a C&A foi criada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, e a união de suas iniciais deu origem ao nome da empresa. A primeira loja foi inaugurada na Holanda, em 1861. A rede tornou-se uma das primeiras no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Em 1911, com o crescimento do negócio, a empresa instalou-se na Alemanha, e, posteriormente, em outros países da Europa.

A C&A possui, atualmente, mais de 1,5 mil lojas na Europa, América Latina e Ásia. No Brasil, a primeira loja foi inaugurada em 1976. Atualmente, a C&A está presente em mais de 60 cidades brasileiras, com mais de 170 lojas.

A empresa sempre orientou sua conduta baseada em princípios éticos e morais que, desde sua origem, privilegiaram a responsabilidade Social e a transparência junto a todos os seus públicos: funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades com as quais interage.

Para tanto, a empresa fundou, em 1991, uma organização sem fins lucrativos, o Instituto C&A, que tem por objetivo promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil

Fonte: MaxPress