quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coleta seletiva é uma das prioridades do governo estadual de SP para 2010

Coleta seletiva, educação ambiental e arborização urbana serão as prioridades ambientais para o governo paulista em 2010, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.



> Graziano prepara 'créditos de reciclagem' para garantir implemen
> Graziano: inovação e setor de transportes são os desafios das
> Governo de SP quer construir dez parques tecnológicos até 2010
Todas as diretrizes já integram o Programa Município Verde Azul, que o governo estadual propôs em 2007 às 654 cidades paulistas para descentralizar a política ambiental.

Lixo Mínimo, uma das dez diretivas do Programa Município Verde Azul, tem por meta eliminar os lixões onde os resíduos urbanos são dispostos inadequadamente e propõe a incineração do lixo no longo prazo para reduzir o volume e aumentar a vida útil dos aterros.

Para conseguir eliminar os lixões, o programa aposta na coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento e no consumo consciente.

Outra prioridade para 2010 anunciada pela ecretaria será a continuidade dos programas de educação ambiental, entre eles o projeto Criança Ecológica, que mostra às crianças a importância da biodiversidade e das matas ciliares.

Município Verde Azul

Em 2009, 100% dos municípios paulistas aderiram ao programa Município Verde Azul. A iniciativa inclui a certificação ambiental das cidades que são avaliadas em 10 quesitos: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

A entrega dos certificados de 2009 aconteceu em 01 de dezembro e contemplo 156 municípios, número que aumentou 255% em relação ao ano passado, quando apenas 44 cidades conseguiram atender aos requisitos.

“Isso é um verdadeiro exército pela preservação do meio ambiente”, disse o secretário do Meio Ambiente de São Paulo Xico Graziano, durante a entrega dos certificados.

Segundo Graziano, os resultados indicam que o processo de mudanças de atitudes foi enraizado no estado. "Os municípios foram fortalecidos e preparados para lidar com as questões ambientais", disse.

Santa Fé do Sul está em primeiro lugar do ranking, seguida por Novo Horizonte e Guaraçaí.

Confira a listagem de municípios e suas notas no Programa Município Verde Azul:

http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/municipios_certificados_2009.php

Fonte: Revista Sustentabilidade