terça-feira, 10 de novembro de 2009

Telhados claros combatem o aquecimento global em cidades

O Green Building Council Brasil lançou a campanha One Degree Less (Um Grau a Menos em Português), com o objetivo de diminuir a temperatura nos centros urbanos, por meio do uso de cores refletoras de luz e calor, como a cor branca, em telhados e pavimentos, informou a entidade em comunicado à imprensa.

Segundo estudos do Lawrence Berkeley National Laboratory [LBNL], centro de pesquisas relacionado ao Departamento de Energia dos EUA, os telhados pintados de branco ou outras cores claras, diminuem sensivelmente a absorção de calor. Segunda a pesquisa, telhados escuros absorvem 80% do calor solar se comparado com os telhados claros, que absorvem cerca de 40% da energia solar.

"Pintar o telhado de branco ou montar um jardim na parte superior dos edifícios é simples e todos os cidadãos podem colaborar. Nós podemos participar dessa campanha, gastando pouco e trazendo benefícios imediatos, tanto ambientais, como sociais e econômicos", concluiu Thassanee Wanick, fundadora e presidente do Conselho Deliberativo do GBC Brasil.

O LBNL estima ainda que, para cada 100m2 de cobertura pintada com cores claras, são compensadas 10 toneladas em emissão de CO2, mesmo volume de emissões estimada para uma casa americana.

O Green Building Council espera com essa iniciativa, além de reduzir o calor armazenado nas edificações, contribuir com a compensação das emissões de CO2 pelo menor uso de equipamentos de condicionamento de ar.

Para ajudar na campanha, a entidade lançou um vídeo publicitário de um minuto, disponível no Youtube

Fonte: Revista Sustentabilidade