quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Exposição mostra em SP importância do consumo consciente

Mostra fotográfica, fruto de parceria entre Ornare, General Electric e WWF-Brasil, leva ao público paulistano imagens de projetos e paisagens na Amazônia

Bruno Taitson, de São Paulo

A exposição fotográfica Luzes da Amazônia está em São Paulo até o dia 28 de novembro, na loja Ornare da Av. Gabriel Monteiro da Silva. A mostra conta com imagens feitas pelos fotógrafos Juvenal Pereira e Zig Koch, retratando belezas naturais em unidades de conservação e mostrando projetos de desenvolvimento sustentável apoiados pelo WWF-Brasil na Amazônia.

As fotos são acompanhadas de textos explicativos sobre o trabalho do WWF-Brasil e mensagens sobre Consumo sustentável e uso racional dos recursos naturais. Resultado de parceria entre Ornare, General Electric e WWF-Brasil, a exposição tem como principal objetivo mostrar ao público urbano a importância da floresta e dos ecossistemas e como o estilo de vida adotado pelos cidadãos tem grande influência sobre as principais questões ambientais.

Para Mauro Armelin, coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do WWF-Brasil, esse tipo de ação é de fundamental importância para conscientizar o público a respeito dos impactos que o Consumo traz para o meio Ambiente . “Não basta investir em ações de fiscalização para combater o desmatamento ilegal, cada pessoa tem o dever de consumir com mais consciência. Um exemplo dessa atitude é exigir móveis feitos com madeira certificada pelo FSC”, afirma.

Ao comprar um móvel com o selo FSC (Conselho de Manejo Florestal), o consumidor tem a certeza de adquirir um produto com madeira extraída, processada e transportada em conformidade com a legislação e de acordo com rigorosos critérios socioambientais, mundialmente reconhecidos.

Segundo Esther Schattan, diretora da Ornare, a exposição Luzes da Amazônia representa uma semente para demonstrar ao público o significado da certificação da madeira. “Estamos vivendo uma onda mundial de maturidade das sociedades em relação à importância Sustentabilidade . É preciso, cada vez mais, reforçar a ideia de que é chique ser um consumidor consciente”, disse.

Esther Schattan acrescentou que pretende levar a exposição Luzes da Amazônia para outras cidades em que a Ornare possui lojas, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Miami (EUA).
Luzes da Amazônia fica em São Paulo até 28 de novembro, na loja Ornare da Avenida Gabriel Monteiro da Silva, 1.101, nos Jardins.

Fonte: WWF Brasil