quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Empresas são premiadas pelo uso racional de energia

Será realizado quinta-feira (26), em Brasília, o 13º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e da Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O evento, que será realizado no Hotel Nacional, foi criado para incentivar ações de eficiência energética que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Além disso, tem o intuito de reconhecer e premiar representantes de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no desenvolvimento d e projetos que visam ao uso racional e eficiente de energia no país.

A solenidade terá a participação de aproximadamente 500 convidados e contará com a presença do secretário-executivo do MME, Márcio Zirmmermann, representando o ministro Edison Lobão. Destaca-se ainda a presença do gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Ricardo Santos Azevedo, e de presidentes e diretores de empresas do setor energético; representantes de associações de fabricantes de equipamentos e varejistas; além de agências reguladoras, federações, confederações e associações de classes empresariais e demais profissionais da área de energia.

Para o ministro Edison Lobão, a premiação estimula as empresas a produzir equipamentos com maior eficiência energética. Dessa forma, o país economiza energia e a utiliza de maneira mais racional. "Nosso objetivo é continuar estimulando o melhor uso da energia permitindo que o brasileiro tenha acesso a equipamentos eficientes e de alta qualidade", avalia o ministro.

A programação é coordenada pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A premiação está dividida em seis categorias: Edificações; Empresas do Setor Energético; Imprensa; Indústrias; Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME); e Órgãos e Empresas da Administração Pública.

As empresas e profissionais interessados tiveram até o dia 11 de setembro de 2010 para se inscreverem pelo site oficial (http://www.premioconservacaoenergia.gov.br). Os critérios de avaliação para a escolha dos projetos premiados foram: o potencial de replicação das medidas implementadas, a redução do Consumo de insumos energéticos utilizados nos processos, a redução da demanda de energia, os benefícios ambientais, a disseminação interna dos conceitos implementados e a conscientização da comunidade.
O Prêmio

O Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, implementada pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Distribuído desde 1993, o Prêmio é um reconhecimento a estudantes, profissionais, instituições e empresas que se empenharam na redução do desperdício de energia.

Conpet

O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído por decreto presidencial em 1991, é um programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia e implementado pela Petrobras. O Conpet tem como objetivos promover o uso racional e eficiente de combustíveis e incentivar o desenvolvimento de uma Cultura antidesperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas.



Serviço
Evento: 13º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009
Data: 26/11/09 - quinta-feira.
Horário: 15h
Local: Hotel Nacional - SHS Quadra 01 Bloco A.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras