quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Instituto Coca-Cola Brasil premia melhor projeto de gestão em Responsabilidade Social

O presidente do Conselho e CEO da The Coca-Cola Company, Muhtar Kent, entregou, nesta terça-feira, dia 10 de novembro, o prêmio Troféu Planeta, em um jantar para os fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil, na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. O prêmio, criado em 2007, tem como objetivo incentivar ações de gestão em Responsabilidade Socioambiental no Sistema Coca-Cola Brasil premiando programas idealizados pelos fabricantes, com foco nas áreas de meio Ambiente e educação. Em 2009, o Prêmio contou com a participação de 13 fabricantes, que inscreveram 14 projetos.

O case vencedor do Troféu Planeta de 2009 foi o “É possível separar lixo em grandes proporções?”, da Sorocaba Refrescos. O projeto trata da Reciclagem de resíduos sólidos na cidade de Itu, no estado de São Paulo.

Para Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil, “o projeto apresentado pela Sorocaba Refrescos mostra como as empresas privadas, a comunidade e o poder público podem trabalhar juntas e conseguir resultados positivos. A empresa deve ter orgulho pela conquista”.

Na opinião do xxx da Sorocaba Refrescos, “toda a equipe da Sorocaba mereceu este prêmio, assim como os nossos parceiros cooperativados, sem os quais jamais chegaríamos onde chegamos. O que fizemos foi estimular a participação da comunidade no nosso programa, que gera renda e funciona como uma ferramenta de reinclusão Social importante na região.”

O prêmio representa um reconhecimento da Coca-Cola Brasil à qualidade da gestão em Responsabilidade Social e para a Sustentabilidade , ao mesmo tempo em que estimula a evolução nessas áreas. Por isso, como prêmio, além da estatueta do Troféu Planeta, criada pelo renomado artista plástico Emanoel Araújo, a Sorocaba Refrescos receberá uma bolsa para inscrever um funcionário em um curso de pós-graduação em gestão ambiental, educação, Sustentabilidade e afins.

Sobre o projeto “É possível separar lixo em grandes proporções?”

A Sorocaba Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil sediada em Sorocaba, interior paulista, desenvolve trabalhos de responsabilidade sócio-ambiental realizando diversas ações junto a seus colaboradores; à comunidade local e junto ao município vizinho: Itu, - apoiando a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu).

A empresa iniciou a parceria com a Comarei, em 2005, e está ajudando a cooperativa ser uma referência no que diz respeito à transformação de resíduos em benefício para o meio Ambiente . O projeto também leva dignidade aos catadores cooperados que, cada vez mais, são reconhecidos por eles próprios e pela sociedade como importantes agentes ambientais.

Hoje, são 60 cooperados que vivem da renda do próprio trabalho realizado na Comarei. Além disso, 18 escolas, entre públicas e privadas, participam do programa de desenvolvimento de agentes socioambientais patrocinado pela Sorocaba Refrescos, que já atendeu 12 mil estudantes e formou mais de 5 mil alunos do Ensino Médio e 300 professores multiplicadores que agem a favor do meio Ambiente .

Os números que mais caracterizam o sucesso deste projeto estão na coleta seletiva feita em Itu. A cidade hoje consegue separar 40% de todo o resíduo recolhido, sendo que 14% são provenientes da Comarei, que realiza a coleta em 100% dos bairros urbanos e 30% da zona rural, recolhendo mais de 4,5 milhões de toneladas por ano. O índice de recolhimento de materiais reaproveitáveis da Comarei é equivalente ao de países europeus, como Dinamarca e Holanda.

Sistema Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A Sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio Ambiente . O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na Reciclagem , a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na Reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil