Em Hortolândia, desde junho deste ano, cerca de seis mil alunos de 26 escolas estaduais, da 5ª série do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, utilizam a lousa digital em caráter experimental. O projeto vem sendo acompanhado desde agosto pela Unesco, que irá avaliar os resultados no período de um ano, com objetivo de saber quais benefícios ele trará para alunos, professores e comunidade local.
Composto por um projetor para lousa, computador e impressora, o equipamento dispõe de acesso à internet e conta com um software que traz o conteúdo do currículo da Secretaria e das disciplinas, desenvolvido por profissionais da Universidade de São Paulo (USP).
“A lousa digital proporciona uma aula muito mais dinâmica, interativa. É muito rica visualmente. Possibilita movimento de imagens e gráficos que ajudam os alunos a visualizar e compreender melhor conceitos como frações e formas decimais na matemática”, comenta a professora Maria Ângela Carvalho de Barros, que leciona na Escola Estadual Maria Rita de Araújo Costa, uma das contempladas pelo projeto.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Liomar Freitas Câmara, que também utiliza o equipamento em caráter experimental, Emerson Dias Jovenal, de 16 anos, diz que a lousa digital aproxima mais a aula da realidade e também desperta interesse maior nos alunos. “Com a internet, podemos trabalhar com fatos e dados atualizados. O jovem de hoje vive conectado à tecnologia, por meio do computador, do celular, e a lousa digital também possibilita essa interação na sala de aula”, diz Emerson.