sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Associação transforma outdoor em sacolas ecológicas

A parceria entre uma associação e uma empresa de publicidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) está transformando lonas utilizadas em outdoors em sacolas ecológicas, as ecobags. A iniciativa garante geração de renda às trabalhadoras da entidade e contribui para o reaproveitamento do material que seria descartado.

Gessimar Zaffani, gerente da Clear Channel – filial São Carlos, explica como surgiu a idéia para dar um novo destino às lonas retiradas dos outdoors. No ano passado, conheceu a Associação Maria Fuxico, que faz parte do Projeto de Fomento à Economia Solidária da Prefeitura de São Carlos. A união das partes resultou na criação das primeiras ecobags. Logo de início, um dos clientes da Clear Channel gostou da idéia e encomendou 350 bolsas para um lançamento imobiliário.

A partir do primeiro cliente, a Associação foi abrindo mais espaço e conquistou inclusive identidade visual própria, criada gratuitamente pela agência de publicidade Cubo Multimídia. Nesse período, já foram reaproveitados cerca de dois mil metros de lona. “Conseguimos resolver um problema ambiental e ainda gerar renda para a comunidade”, ressalta Gessimar.

Criada em 2007, a Associação Maria Fuxico produz ainda trabalhos em crochê, amarradinho, avental e fuxico. As ecobags são responsáveis por 30% da produção das associadas. Juliana Aparecida de Oliveira, presidente da entidade, explica que as ecobags foram desenvolvidas junto com a Clear Channel e atendem tanto ao gosto masculino como ao feminino.

A associação nasceu a partir das ações do Programa de Fomento à Economia Solidária da Prefeitura de São Carlos. “Temos apoiado a associação no acesso à matéria-prima e na participação em feiras”, explica Reinaldo Sorbile, diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.

A destinação e a substituição das sacolas plásticas dos supermercados são preocupações de todos os municípios. O assunto é tema de reportagens e debates no Brasil e também no exterior. Levantamento da Associação Brasileira de Supermercado (Abras) revela que o consumidor brasileiro utiliza 12 bilhões de sacolas plásticas por ano, ou seja, 66 unidades para cada cidadão todo mês. Produzidas a partir de combustíveis fósseis, essas sacolinhas levam até 300 anos para sumir no meio Ambiente .

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada