sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

8 cidades mais ecológicas do Mundo

Estas cidades não são literalmente mais verdes lugares na Terra, algumas ainda tem um longo caminho a percorrer para a Sustentabilidade , mas o site Grist elegeu as cidades que merecem destaques e reconhecimento pelos feitos e avanços impressionantes para ajudandar seus muitos milhões de habitantes a viverem melhor.


1- Reykjavik – Islândia
A capital da Islândia é um exemplo de cidade que está a caminho da Sustentabilidade . Todos os ônibus são movidos a hidrogênio e há uma rígida política de incentivo ao uso do transporte público. Além da cidade de nome quase impronunciável, todo o país é abastecido quase exclusivamente por fontes renováveis de energia e tem o compromisso de se tornar, até 2050, livre de combustíveis fosséis. O prefeito da cidade tem por meta tornar Reykjavik a cidade mais limpa da Europa.


2 – Portland – Oregon / USA
A Cidade das Rosas, como é conhecida, é um exemplo de planejamento urbano e uma das cidades mais verdes que há para se viver. Foi a primeira cidade a aprovar um plano global para reduzir as emissões de CO2 e tem políticas agressivas para incentivar as construções ecologicamente corretas. Os meios de transporte público ajudam muito a retirar milhares de carros das ruas e a cidade orgulha-se dos 92.000 hectares de espaços verdes e mais de 120 quilômetros de ciclovias e trilhas.


3 – Curitiba, Brasil
Com um sistema de transporte público invejável a outras metrópoles, Curitiba é um oásis em meio às capitais brasileiras. O sistema integrado de transporte de massas foi aclamado como um dos melhores do mundo, apesar de vir sofrendo com o excesso de carros particulares nas ruas. Curitiba tem a impressionante marca de 180 metros quadrados de área verde por habitante e, de acordo com pesquisas, 99% de sua população está contente com a cidade em que vive.


4 – Malmö, Suécia
Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, terceira maior cidade da Suécia, é um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Com o objetivo de tornar a cidade uma “ekostaden” (eco-cidade), vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis. O incentivo ao uso da bicicleta e o extenso sistema de transporte público torna a cidade ainda mais verde.


5 – Vancouver – Canadá
Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de Vancouver é um paraíso para os amantes da natureza. Com 90% de sua energia proveniente de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar), a cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fosséis. A área metropolitana possui 200 parques e mais de 18 km de rio e vem desenvolvendo políticas sérias para alcançar o índice de cidade 100% sustentável


6 - Copenhague, Dinamarca
Com um grande parque eólico gerador de energia e uma imensa população que se locomove apenas em bicicletas, Copenhage é um sonho verde. A cidade acaba de inaugurar um novo sistema de metrô, o que tornou o trânsito ainda mais eficiente. A cidade ganhou recentemente o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental pela limpeza das vias públicas e o planejamento ambiental a longo prazo.


7- Londres, Inglaterra
Desde o Plano de Ação para as Mudanças Climáticas, a capital da Inglaterra vem inovando e se tornando mais verde. De acordo com o plano, Londres vai mudar 25% de sua energia para fontes renováveis e cortas as emissões de CO2 em 60% nos próximos 20 anos. Há também um plano de incentivo para os habitantes renovarem e melhorarem a eficiência energética de suas casas. A cidade também já fixou altos impostos sobre o transporte pessoal para limitar congestionamentos na zona central da cidade, além de políticas de incentivo aos veículos elétricos, híbridos e SUVs.


8 – San Francisco, Califórnia, USA
Quase metade de todos os moradores de São Francisco andam de transporte público, à pé ou de bicicleta diariamente e mais de 17% da área total da cidade é reservada a parques e espaços verdes. São Francisco também é líder nas construções certificadas (LEED), com mais de 70 projetos registrados. Desde 2001, a cidade abriu uma grande linha de financiamento para a criação de painéis solares, turbinas eólicas e para a melhoria da eficiência energética. Foi a primeira cidade do mundo a proibir sacos plásticos não-recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos.

Fonte: Blog Pense ECO