segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tecnologia na Educação: Experiencia Laptop na sala de aula

Na última semana, a Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br) anunciou que a fabricante CCE venceu o pregão para a compra de 150 mil computadores que serão distribuídos em 300 escolas públicas. Trata-se dos laptops do programa Um Computador por Aluno (UCA) que devem finalmente chegar às escolas em 2010.



Seguindo sua concepção de que o uso da tecnologia no trabalho pedagógico tem sido um grande aliado para os bons resultados e antecipando-se às tendências, o Sistema COC implementa desde 2007 o revolucionário projeto de mídias digitais. Nesse projeto, cada aluno tem um computador individual. A política de um computador por aluno já vinha sendo testada em algumas unidades da instituição, e agora será estendida a toda a rede própria de escolas em todo o Brasil. As unidades proprias do COC estão localizadas em Araçatuba (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São Paulo (SP), Vila Velha e Vitória (ES).

Com os laptops, conhecidos nas escolas como LAPCOCS, o projeto das aulas digitais passa a integrar o projeto pedagógico dos alunos da 6º série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

Com essas aulas, a participação dos alunos passa a ser mais ativa e o ensino se torna mais individualizado, permitindo que os interesses sejam respeitados e o aprendizado, mais motivado.

O professor dispõe agora de uma ferramenta diferenciada e extremamente atraente para enriquecer seu trabalho e motivar seus alunos, levando-os a resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem.
O propósito dessa abordagem é levar o aluno a ampliar significativamente o contexto dos conteúdos aprendidos de forma tradicional, pois ele dispõe, entre outros recursos, de um material produzido a partir de temas da atualidade e próximo da sua realidade.





Conteúdo Digital

Além dos computadores, as unidades do COC também utilizam lousas digitais, uma lousa eletrônica acoplada à lousa branca, com tecnologia e design exclusivos e patenteada pelo Sistema COC de Ensino. É totalmente interativa e especial para as projeções das aulas digitais, possibilitando a utilização e a integração de diferentes linguagens em um Ambiente único de trabalho.

A DigiCOC 2, por exemplo, é sensível ao toque (touch screen) e possui uma tela dupla, que facilita abordagem de diferentes tipos de conteúdo, além de possuir sistema de projeção 3D.



As aulas digitais são aulas elaboradas pelos professores do Sistema COC utilizando vídeos, animações, fotos e ilustrações disponíveis nos bancos de dados da Editora COC. São aulas personalizadas, interativas e que contribuem para que o aprendizado seja mais eficiente e prazeroso.



O COC em sua Casa é um completo portal na Internet, exclusivo para os alunos do COC. Trata-se de uma extensão virtual da escola que possibilita aos alunos a continuidade das atividades escolares por meio da Internet. Com esse recurso, os alunos podem ter, nas muitas salas virtuais, além do enriquecimento cultural, o esclarecimento de dúvidas dos conteúdos programáticos. Tudo sem sair de casa.

Professores, coordenadores, diretores e mantenedores também contam com diversos ambientes que lhes permitem gerenciar a relação aluno-escola e escola-COC, em atividades como agenda do aluno, boletim on-line, material digitalizado, banco de provas



Compreensão facilitada

Com o material digital do COC, o conteúdo passa a ser um instrumento de aprendizagem, e não o seu fim. A finalidade é o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam o uso desse conteúdo em diversos contextos e situações, ou seja, o aluno aprende não só os conteúdos, mas a utilizá-los em sua vida prática. Com o material digital os conteúdos são interativos, permitindo maior participação do aluno em seu processo de aprendizagem de acordo com suas necessidades.



Para quem acha que a discussão da tecnologia na educação acontece a poucos anos, vale a pena conhecer o trabalho da professora Léa Fagundes, que há mais de duas décadas desenvolve com pioneirismo seu trabalho nessa área. Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia e Informática, coordena projetos no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) - que ajudou a fundar na década de 70 - pertencente ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre muitas das constatações de Léa Fagundes está a vantagem do aprendizado com o auxílio do computador que, por exemplo, permite a visualização de objetos de maneira tridimensional – o que é absolutamente inestimável na assimilação do conhecimento, segundo Léa: “quanto maior sua capacidade de ver as coisas, maior sua compreensão delas”, explica. Outra vantagem, conforme destaca Fagundes, “é a interação do aluno com conteúdos múltiplos e associados, por exemplo, história e geografia que com o auxílio da internet permite ao aluno analisar uma passagem histórica sobre fluxo migratório e ainda visualizar a marcha migratória com a ajuda do Google Earth”.

Fonte: Assessoria de Imprensa COC