segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Férias: cuide dos imprevistos com métodos naturais de tratamento

Crianças e adolescentes em férias precisam de atividades que os distraiam. Mesmo viajando ou se divertindo em passeios, é comum que os pequenos briguem na disputa de uma brincadeira,fiquem ansiosos pelas novidades que terão no dia seguinte, sofram contusões por não pararem quietos ou mesmo por serem distraídos, baguncem além da conta... Quem sofre junto são os pais ou cuidadores, já que precisam de energia extra para acompanhar tanto pique.

Os Florais de Bach originais podem ser grandes aliados nas férias. Veja algumas situações nas quais eles podem ser usados:

Contusões – Durante uma brincadeira, seu pequeno machucou-se. Recorra ao Rescue Gel, indicado para pancadas, torções, alívio de músculos tensos, dores, contrações e tensões. Como também é indicado para quem sente cansaço nos pés e sofre com as pernas cansadas, não são só as crianças que precisam deste aliado: de tanto correr atrás deles, você se sentirá bem melhor ao usá-lo. O Rescue Gel contém os Florais de Bach que compõem o Rescue Remedy (Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens), além do Crab Apple. “Os Florais de Bach originais podem ser administrados via oral ou também em uso tópico. No caso do Rescue Gel, a intenção é tratar, de maneira natural, cansaço e dores na musculatura”, explica Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral.
Se a contusão foi causada pela falta de atenção da criança, além do Rescue Gel pode-se lançar mão do uso do Daydream Kids. O produto é preparado com o floral Clematis, que vai ajudar a criança a situar-se no aqui e agora. Essa essência ajudará a criança a ‘focar a realidade’, ou seja, viver o presente, a interessar-se mais pelas coisas e a ficar mais atenta.

Ardor provocado pelo sol – O ardor pode ser aliviado com o uso do Rescue Remedy Cream, creme que trata de problemas na pele, dermatites, assaduras, queimaduras, entre outros. Ele tem a mesma composição do Rescue Gel, mas sua base em creme trata a pele, hidratando-a e umectando-a, enquanto o gel é indicado para dores e contusões.

Criança cansada – Quando a manha é causada pelo cansaço, nada melhor do que optar pelo Rescue Kids, fórmula mundialmente conhecida composta por cinco Florais de Bach: Rock Rose, indicado para estresse e ansiedade; Impatiens, para diminuir a impaciência e irritação; Clematis, para desatenção; Star of Bethelem, para aliviar traumas e agitação e o Cherry Plum, para controlar pensamentos irracionais. “O diferencial do produto, em comparação com o Rescue Remedy que já está no mercado, é que essa formulação não contém álcool e já vem pronta para uso, ou seja, não requer diluição” acrescenta a terapeuta.

Para os pais e cuidadores – Quando a bagunça ultrapassou os limites e você perdeu a paciência, opte pelo Rescue Remedy, disponível em gotas ou pastilhas. O produto tem o mesmo efeito do Rescue Kids, descrito acima, e o equilibrará. E se perder o sono, use Rescue Sleep, que promove um sono tranqüilo e renovador, repondo as energias após um longo dia com os pimpolhos.

Os produtos estão disponíveis no DisqFloral (www.disqfloral.com.br), distribuidor de Florais de Bach Originais, fitoterápicos e itens de aromaterapia. Mais informações sobre os produtos e vendas: (11) 3081-5217 ou www.disqfloral.com.br.

Os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

O Rescue Remedy
O Rescue Remedy é um composto de cinco florais, famoso mundialmente. É indicado para ajudar as pessoas em situações de emergência. “É ótimo também para aliviar crises inesperadas e acalmar pessoas que se vêem diante de situações difíceis do dia-a-dia como, por exemplo, ir ao dentista, viajar de avião, ir a uma entrevista de emprego, fim de um relacionamento ou luto”, ilustra a especialista. “É o floral mais utilizado em todo o mundo. Na Inglaterra, terra do Dr. Edward Bach, o criador dos Florais, é conhecido como equilíbrio em gotas”, diz Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral.

Essa foi a primeira ‘alquimia’ de florais criada pelo Dr. Bach. A partir dela, surgiram outros produtos, como o Rescue Remedy Cream (é o Creme Rescue, ideal para tratar peles com dermatites, assaduras e problemas, contém também o floral Crab Apple); Rescue Remedy Sleep (que, além dos cinco florais, possui o floral White Chestnut; a combinação permite um sono tranquilo, combatendo a insônia); Rescue Remedy Pastilhas e Rescue Remedy Pastilhas sabor groselha (é o Rescue Remedy em forma de pastilhas) e outro lançamento, o Rescue Kids (duas versões para serem usadas especificamente com crianças). Além deles, o Rescue Gel, para alívio das tensões musculares.


Sobre Maria Aparecida das Neves
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia

Fonte: Em Pauta Comunicação