quarta-feira, 10 de março de 2010

Doutores da Alegria - Atividades de MARÇO em SP, PE, MG e RJ

Além de levar o trabalho de artistas profissionais e especializados na arte do palhaço a 14 hospitais nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife, a ONG Doutores da Alegria realiza mensalmente nas três cidades uma intensa programação cultural e ações institucionais. Para o mês de março, espetáculos, festival de humor, seleção de artistas cariocas para o projeto Plateias Hospitalares e seleção de esquetes para o Midnight Clowns estão entre as atividades previstas.

São Paulo – No dia 6 de março, às 11h, o infantil “Senhor Dodói” reestreia no SESC Consolação, com apresentações gratuitas durante os sábados do mês de março. Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como “Melhor Direção Musical Infantil” e pelo Femsa, como “Melhor Texto Adaptado”, o espetáculo é dirigido e adaptado por Angelo Brandini.

Nos dias 19, 20 e 21, os Doutores da Alegria participam do projeto Risadaria, que reúne todas as vertentes do humor, seja na literatura, no cinema, na TV, no rádio, na internet, nos quadrinhos, no teatro ou no circo. O objetivo é consolidar o humor como um patrimônio cultural, mostrando a força do humor enquanto manifestação democrática, abrangente e genuinamente brasileira. Além de Wellington Nogueira criador e coordenador geral dos Doutores da Alegria, estão na curadoria do evento os humoristas Paulo Bonfá, Marcelo Tas, Marcelo Madureira, Caco Galhardo e Diogo Portugal.

A ONG também abre espaço para quem quiser participar do primeiro Midnight Clowns de 2010. Para participar da seleção, os interessados devem enviar um e-mail para doutores@doutoresdaalegria.org.br até o dia 26 de março, com nome, duração e uma pequena descrição da cena (ela tem que ter no máximo seis minutos), mais nome e currículo resumido dos participantes, e se tiver, nome do grupo. E se possível, um link de vídeo de internet para referência.

Em relação ao trabalho às visitas hospitalares, atualmente os Doutores estão presentes em oito hospitais da capital paulista: Hospital do Campo Limpo, Hospital da Criança, Hospital Santa Marcelina, Instituto da Criança e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas, Hospital do Mandaqui, Hospital do Grajaú e Hospital Universitário da USP (em fase de experiência).

Rio de Janeiro

Os Doutores da Alegria lançam um edital para artistas cariocas que desejam participar do Plateias Hospitalares. Os grupos, companhias e artistas do Rio de Janeiro podem enviar suas propostas para o projeto que será realizado em oito hospitais do estado, até 21 de março. Mais informações no site http://www.doutoresdaalegria.org.br/
Com o projeto Platéias Hospitalares os Doutores da Alegria pretendem viabilizar o acesso dos pacientes, profissionais e comunidades do entorno dos hospitais a apresentações artísticas de várias linguagens como: Artes Cênicas (Infantil e Adulto), Teatro de Bonecos, Teatro de Rua, Dança, Circo e Música.

Os Doutores da Alegria serão os responsáveis pela curadoria, contratação e também pela orientação dos artistas selecionados para atuar no Ambiente hospitalar.

Recife

A unidade do Recife realiza processo de seleção para atores que desejam ingressar na ONG. O processo de inscrição já foi encerrado e a seleção acontecerá nos meses de março e abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3466-2373 (81) 3466-2373.

O grupo segue realizando suas visitas periódicas no Hospital Oswaldo Cruz, Hospital da Restauração, Hospital Barão de Lucena e IMIP.

Belo Horizonte – A unidade de Minas Gerais segue o programa de visitas no Hospital das Clínicas da UFMG e na Santa Casa.

Doutores da Alegria – É uma organização da sociedade civil cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização também conta com um núcleo de pesquisa dedicado à arte do palhaço, com foco na produção de conhecimento e criações artísticas, e com a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, com cursos voltados a públicos diversos.

Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. A organização recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu também o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.

Fonte: DOUTORES DA ALEGRIA