terça-feira, 15 de junho de 2010

Ecóleo e Sabesp juntam forças para mobilizar sociedade e expandir rede de coleta de óleo de cozinha

Um exemplo que deu certo: a coleta e reciclagem de óleo de cozinha no bairro de Cerqueira César, zona central da capital paulista, reduziu em 26% o número de casos de entupimento na rede de esgoto da região entre 2008 e 2009. A ação foi promovida pela Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo). Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os chamados para desobstrução de dutos caíram de 727 para 539.




Além disso, o programa, que teve adesão de mais de 1.500 dos 1.600 prédios da região, economizou dinheiro público que seria gasto com operações de desobstruções dos dutos. Por outro lado, evitou que milhares de litros de óleo usado poluíssem os rios lagos, represas, e mares da cidade.



Hoje, o litro do resíduo em São Paulo é vendido a cerca de R$ 0,90 e gera trabalho e renda para mais de 1200 brasileiros, entre trabalhadores de empresas e associados de cooperativas que fazem a coleta e reciclagem do material.



Esses números animadores levaram a Ecóleo, em parceria com a Sabesp, a organizar o.....
 
Leia mais em: http://www.elogieaki.com.br/noticia/000002427/ecoleo-e-sabesp-juntam-forcas-para-mobilizar-sociedade-e-expandir-rede-de-coleta-de-oleo-de-cozinha.aspx