terça-feira, 6 de abril de 2010

Brasil se torna referência em economia verde

Tornar o Brasil referência mundial em Eco Sandals. Sob esta ótica a Goóc desenvolveu o projeto 2014 – Faça parte dessa meta. Apadrinhada pelo Pelé, a campanha tem como principal objetivo conscientizar a população a ter o hábito de usar sandálias de pneu reciclado (SPR) e com isso, pagar seu consumo.

De acordo com estudos realizados pela empresa, o brasileiro usa, em média, um pneu a cada cinco anos, tendo ele carro ou não. Por isso, a marca quer estimular o uso das Sandálias de Pneus Reciclados ao invés de utilizar outras matérias primas, gerando cada vez mais lixo.

Com a iniciativa a empresa pretende gerar, aproximadamente, 10 mil empregos novos, até 2014. “O Projeto 2014 vai ajudar muito o meio ambiente. Juntos, vamos tornar o Brasil o 1º do mundo em Sandália de Pneu Reciclado”, comenta Pelé. “Em lugar de copiar da Europa ou dos Estados Unidos, a Goóc desenvolveu um produto 100% brasileiro”, completa Thai Quang Nghia fundador e proprietário da empresa.

Conheça a história da Goóc
Em 1979, um petroleiro da Petrobrás encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático. Neste barco estava o vietnamita Thai Quang Nghia que, com 21 anos e pressionado pelo regime comunista, fugia de seu país de origem. Hoje, 29 anos depois de ser resgatado, Thai é um brasileiro naturalizado, residente em São Paulo. Em 2003 fundou a Goóc - uma empresa brasileira pioneira na fabricação de calçados de pneu reciclado.

Thai chegou ao Brasil sem falar sequer uma palavra em português e, desde o começo, conseguiu juntar dinheiro devido às suas habilidades comerciais até que em 1984 iniciou o curso de matemática na USP. A grande virada em sua vida, entretanto, veio em 1986, quando morava numa pensão com uma família vietnamita que estava passando por uma crise financeira. Para ajudá-los, Thai começou a vender as bolsas que eles próprios produziam. O negócio deu certo e, em 1987, ele passou a produzir as peças. Durante o dia, vendia; à noite, cortava o tecido e imprimia as estampas. Toda a etapa da costura era terceirizada. A venda era feita em cidades menores como Itapevi, Cotia, Jandira, Mogi das Cruzes, entre outras, para fugir do centro saturado de São Paulo. Com uma estratégia de distribuição porta a porta eficiente, Thai construiu sua clientela e começou a acumular algum capital. Era o início do grupo Domini – a primeira grande atividade empreendedora de Thai.

O negócio cresceu e a Domini passou a ser o principal fornecedor de bolsas para a Avon Brasil. Da produção de bolsas para a produção de calçados, passaram-se mais de 15 anos. Em 2003, já com maior maturidade e com o objetivo claro de crescimento acelerado e de perpetuação dos negócios, Thai decidiu perder a dependência de um único cliente e criou uma marca própria de produtos diferenciados: sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha feitos a partir de pneus reciclados inspirados na cultura Vietnamita - era o início da Goóc. Em seu primeiro ano de vida a empresa se chamava Yepp, mas devido a problemas com o registro do nome, Thai mudou a marca para Goóc.

Na visão de Thai, os produtos da Goóc poderiam agregar valor à população menos privilegiada (em especial à classe C e D) aliando design, originalidade, cultura e qualidade a um preço que estivesse ao alcance dessa camada social. Os produtos foram um sucesso e em 2008 estima-se que foram utilizados mais de 1,5 milhão de pneus reciclados na confecção dos produtos. Chamadas de Dep - calçado prático em Vietnamita - as papetes desenvolvidas pela Goóc eram similares às utilizadas pelos soldados vietnamitas durante as guerras pelas quais passou o país. Os produtos conseguiram conquistar rapidamente um posicionamento diferenciado na mente e no coração dos clientes. São inovadores não só na imagem e no posicionamento, mas também em seu desenvolvimento e produção.

Por trás da Goóc existe uma filosofia e conceito de vida relacionados à Harmonia, Conhecimento e Diversidade. Isto faz com que os produtos sejam inovadores e únicos e confere à marca um diferencial claro, com um posicionamento de imagem que a destaca de seus concorrentes. É este conceito forte e enraizado na organização, aliado à originalidade dos produtos Goóc, que dão vida ao sonho de Thai e que tem propiciado um crescimento grande e consistente para da marca.

Fonte: HD PRESS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO