Além de levar o trabalho de artistas profissionais e especializados na arte do palhaço a 14 hospitais nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife, a ONG Doutores da Alegria realiza mensalmente nas três cidades uma intensa programação cultural e ações institucionais. Para o mês de abril, espetáculos, festival de cinema e seleção de esquetes para o Midnight Clowns estão entre as atividades previstas. Além disso, a retomada das atividades no Rio de Janeiro chega a uma nova etapa, com a divulgação da seleção de artistas locais para o novo projeto “Plateias Hospitalares” e a oficina Boas Misturas.
Rio de Janeiro
Os Doutores da Alegria retornam oficialmente ao Rio de Janeiro com o projeto inédito Plateias Hospitalares. O edital para seleção de projetos e artistas cariocas foi encerrado e entre os dias 05 e 09 de abril acontecerá a análise dos projetos recebidos. Entre 12 e 16 de abril a ONG divulgará a lista com os pré-selecionados, que poderá ser visualizada no site
http://doutoresdaalegria.org.br/
O projeto terá início com a oficina Boas Misturas, que acontecerão nos dias 07 e 08, no Hospital Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias) e dias 26 e 27, no Hospital Eduardo Rabello (Campo Grande).
Voltada para médicos, terapeutas e profissionais em enfermagem, as oficinas Boas Misturas buscam sensibilizar os profissionais de saúde com base nos princípios da comunicação que o palhaço estabelece dentro do hospital, estimulando a ampliação de sua capacidade de interação com o paciente. A proposta é que eles experimentem do lúdico e das artes visuais (fotografia) para repensar os encontros que acontecem no hospital. Ao compartilhar esta experiência, os Doutores da Alegria expandem seu trabalho e apresentam uma outra realidade sobre o ambiente hospitalar.
Enquanto acontece a seleção de artistas cariocas, o elenco paulista dos Doutores da Alegria inaugura o Plateias Hospitalares com a apresentação da sua tradicional Roda Artística, nos oito hospitais que fazem parte do projeto: Hospital Eduardo Rabello (dia 08, às 14h); Hospital Alberto Torres (dia 09, às 15h); HEAPN – Saracuruna (dia 12, às 13h); Hospital Azevedo Lima (dia 15, às 14h); Hospital Rocha Faria (dia 13, às 14h); Hospital Albert Schweitzer (dia 14, às 14h); Hospital Tavares Macedo (dia 19, às 14h) e Hospital Santa Maria (dia 20, às 16h)
Com o projeto Platéias Hospitalares os Doutores da Alegria pretendem viabilizar o acesso dos pacientes, profissionais e comunidades do entorno dos hospitais a apresentações artísticas de várias linguagens como: Artes Cênicas (Infantil e Adulto), Teatro de Bonecos, Teatro de Rua, Dança, Circo e Música.
Os Doutores da Alegria serão os responsáveis pela curadoria, contratação e também pela orientação dos artistas selecionados para atuar no ambiente hospitalar.
Oficina Palhaços em Rede – Este ano os Doutores darão continuidade ao programa Palhaços em Rede no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal do programa é articular uma rede de relacionamentos e cooperação entre grupos de palhaços que atuam em hospitais dentro do Estado, gerando impacto no trabalho realizado por grupos e indivíduos que atuam periodicamente em hospitais, compartilhando informações e metodologias.
O foco das oficinas é trabalhar como se dá a interação, como cada palhaço se relaciona com a permissão de uma criança ou de um adulto, a vocação de cada grupo, tudo sempre pautado pela ética e qualidade desses encontros.
Para participar, os interessados devem preencher o cadastro do programa no link http://www.doutoresdaalegria.org.br/rede/login.asp a partir do mês de abril. Os grupos que já fazem parte da Rede contam agora com um espaço exclusivo para a troca de informações com outros grupos: www.palhacosemrede.org.br
As oficinas acontecem em maio (Institucional) e junho (Orientação Artística).
São Paulo
Além de inaugurar o Plateias Hospitalares, o Boas Misturas também será apresentado na capital paulista. A apresentação acontece na sede paulista, no dia 15, às 19 horas.
Com esquetes inéditos, os Doutores da Alegria iniciam a temporada 2010 do espetáculo adulto “Midnight Clowns”, nos dias 23 e 24 de abril, na meia-noite de sexta para sábado e de sábado para domingo, no Teatro União Cultural, em São Paulo. Artistas do grupo e atores convidados dividem as cenas em pequenos números, reunindo diversos gêneros. Ao todo serão oito apresentações em 2010, duas a cada estação do ano.
Em relação ao trabalho às visitas hospitalares, atualmente os Doutores estão presentes em oito hospitais da capital paulista: Hospital do Campo Limpo, Hospital da Criança, Hospital Santa Marcelina, Instituto da Criança e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas, Hospital do Mandaqui, Hospital do Grajaú e Hospital Universitário da USP (em fase de experiência).
Recife
Na capital pernambucana, os Doutores iniciam a temporada 2010 do projeto “Você Quer Conversar Sobre Isso” – sessões de cinema comentadas sobre filmes que enfocam a arte do palhaço e o humor. No dia 22, às 19h, na sede da ONG em Recife, será apresentado o filme “O Oitavo Dia”, de Jacó Van Dormael. O longa conta a história da amizade de um homem com Síndrome de Down, cuja mãe morreu, e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver.
O grupo segue realizando suas visitas periódicas no Hospital Oswaldo Cruz, Hospital da Restauração, Hospital Barão de Lucena e IMIP.
Belo Horizonte
A unidade de Minas Gerais segue o programa de visitas no Hospital das Clínicas da UFMG e na Santa Casa.
Doutores da Alegria – É uma organização da sociedade civil cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização também conta com um núcleo de pesquisa dedicado à arte do palhaço, com foco na produção de conhecimento e criações artísticas, e com a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, com cursos voltados a públicos diversos.
Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. A organização recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu também o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.
Fonte: Editor – Edison Paes de Melo